blog
28/3/24

O que são stock options?

Por

Michele Loureiro

Modelo de incentivo financeiro cresce no Brasil e requer agente financeiro para realizar operações de câmbio

com o crescente desafio de atração e retenção de profissionais qualificados, 40% das empresas realizaram mudanças em seus pacotes de incentivos ao longo do último ano. Essa constatação faz parte da mais recente pesquisa de benefícios da consultoria Robert Half. A ideia é diversificar e, ao mesmo tempo, personalizar as ferramentas para atender melhor às necessidades dos colaboradores. Nesse contexto, os programas de incentivo com stock options ganham destaque.

Muito além dos benefícios tradicionais, com as stock options, a empresa oferta para executivos e colaboradores de destaque o direito de compra de suas ações a um determinado preço fixo por um tempo determinado. Esta é uma cultura difundida dentro dos ecossistemas de inovação, especialmente nas startups, que ganha força no Brasil em empresas de diversos setores. O Blog Ouribank te ajuda a compreender melhor esse formato a seguir.

O que são stock options?

Stock options são ferramentas de incentivo financeiro que possibilitam que o colaborador opte pela compra de participações da companhia, após um período de carência. Elas garantem a quem trabalha na empresa a chance de adquirir ações por um preço de exercício pré-definido.

O conceito base é que os funcionários de determinados cargos se tornem sócios da empresa em que estão trabalhando. A ideia é que, com o passar do tempo, a organização se desenvolva, aumente seu valor de mercado e aprofunde o vínculo com os colaboradores. O argumento central é fazer com que o colaborador tenha “atitude de dono”, o que vai colaborar com o crescimento da companhia e gerar compensação financeira no futuro.

Quem tem acesso?

As stock options costumam ser oferecidas como forma de reconhecimento aos colaboradores mais antigos, aqueles que embarcaram com o fundador em sua trajetória empreendedora no início, ou como parte da compensação oferecida para profissionais que ocupam cargos estratégicos e precisam atuar em linha com os objetivos da empresa.

A lógica é que, ao receberem a opção de compra de ações da companhia, esses funcionários tenham uma motivação extra para contribuir para o crescimento do negócio. Basicamente, os funcionários selecionados recebem o direito de comprar uma determinada quantidade de ações da empresa a um preço determinado (normalmente abaixo do negociado naquele momento) por um período específico.

No Vale do Silício, nos Estados Unidos, é comum que as empresas ofereçam stock options para qualquer cargo. Os próprios colaboradores estão acostumados a pedir esse tipo de compensação como complemento de salário. No Brasil, é mais frequente que elas sejam usadas para atração de profissionais para cargos-chave ou como um incentivo para a permanência na empresa. O mais comum é que a empresa destine uma fatia das ações ao plano de stock options e que cerca de 10% dos papéis emitidos sejam reservados para esse fim.

Quando exercer as stock options?

O prazo para exercer as stock options pode variar, de acordo com o plano de opção de ações da empresa. É comum que exista um ‘período de vesting’ ou ‘período de carência’, e é crucial compreender como isso funciona.

O período de vesting é o prazo que um colaborador precisa aguardar antes de poder exercer suas stock options. Esse intervalo é projetado para incentivar a permanência do colaborador na empresa por um período mínimo, alinhando-se aos objetivos de retenção de talentos da organização.

Quando o período de vesting termina, o colaborador normalmente ganha o direito de exercer suas stock options. No entanto, é importante notar que, mesmo após o período de vesting, podem existir restrições adicionais, como uma data de vencimento das opções. Essa data representa o prazo final em que o colaborador pode exercer suas opções antes que elas percam o valor.

Portanto compreender os prazos envolvidos é o primeiro passo para tomar decisões financeiras e maximizar o benefício dessas oportunidades de investimento.

Como funciona o processo de venda das ações?

Ao decidir vender as ações adquiridas por meio de stock options, o funcionário deve seguir um processo cuidadoso para garantir uma transação eficiente e legal. Os passos principais incluem avaliar sua situação financeira, conhecer restrições de prazo (como períodos de vesting) e escolher uma corretora confiável. Depois disso, é necessário preparar a documentação necessária, instruir a corretora para executar a venda, receber os fundos na conta correspondente e manter registros precisos para cálculo de ganhos, pagamento de impostos e atualização financeira.

Seguir esses passos com cuidado e buscar orientação profissional, quando necessário, garantem uma venda eficiente das ações adquiridas por stock options. É importante lembrar que a execução das stock options ocorre no exterior e é necessário um agente especializado de câmbio para trazer esses valores ao Brasil.

Documentação e tributação envolvidas na operação de câmbio.

Para que o agente financeiro consiga processar a transação, é necessário o envio da documentação que evidencia e comprova o plano de stock options e o direito de exercer a compra. Além disso, também é preciso apresentar o documento que evidencie a venda das ações em instituição financeira no exterior (trade confirmation).

É importante ressaltar que para realizar essa operação, há uma incidência de IOF (0,38%). Por isso, o beneficiário no Brasil, ou seja, o colaborador que deseja vender as ações, deve transferir ao agente financeiro responsável pelo câmbio o valor correspondente à compra de ações, acrescido do imposto.

Como nós podemos ajudar

Com mais de quatro décadas de experiência em câmbio, o Ouribank possui profissionais atentos às tendências do mercado de trabalho e conta com uma equipe de especialistas pronta para atender os funcionários que desejam resgatar os valores da venda das stock options. O processo, que vai além da conversão cambial, é realizado de forma ágil e segura pelo banco.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora