blog
29/2/24

Pix internacional em tempo real: como funciona a conta CNR do Ouribank

Por

Michele Loureiro

O Brasil é o segundo país com maior volume de transações via pagamentos instantâneos, o Pix. É o que indica o estudo da ACI Worldwide e GlobaData, que aponta que foram quase 42 bilhões de transações desse tipo no país em 2023, ficando atrás apenas da Índia. Mas você sabia que também é possível fazer um Pix internacional?

Com a mudança na legislação e a flexibilização das normas bancárias nos últimos anos, o Brasil possibilita que agentes financeiros especializados realizem pagamentos instantâneos para fora do país por meio de uma conta de não residente (CNR).

 

O Ouribank, referência no setor de câmbio e especialista em serviços financeiros digitais, realiza a transação de forma simples e segura. Pedro Guimarães, head de produtos do Ouribank, explica que a CNR nada mais é do que um mecanismo para que empresas de fora do Brasil possam fazer e receber pagamentos em reais. “É uma conta flexível e não há necessidade de presença física no Brasil ou licença emitida localmente. É apenas necessário um número de identificação fiscal para a realização da transação, que funciona como um Pix”, explica.

 

Com fácil integração via API ou acesso via internet banking, os clientes do Ouribank conseguem realizar pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana. “Temos um sistema integrado que possibilita essa agilidade, sem dedução nos pagamentos e garantindo as normas com a regulamentação brasileira”, diz.

 

Os usuários desse tipo de conta costumam ser empresas prestadoras de serviços ou comercializadoras de produtos com sede fora do país. Também há empresas de pagamentos que usam o formato para simplificar o fluxo financeiro entre pessoas físicas que realizam operações como manutenção de residentes e transações para contas de mesma titularidade. “A maior parte dos clientes está na Europa, China e Estados Unidos, refletindo os números da balança comercial com o Brasil”, afirma o executivo.

 

Mais autonomia para os negócios

 

Segundo Pedro, com a CNR do Ouribank, os clientes podem fazer o Pix internacional e ganhar mais autonomia para pagar e receber de uma maneira que faça mais sentido no contexto do negócio. “O mecanismo promove uma agilidade do fluxo de caixa, pois o valor fica disponível imediatamente e pode ser usado para fazer outros pagamentos, por exemplo. Isso traz eficiência e segurança para os negócios”, diz.

 

Como Ouribank, o cliente internacional consegue fazer a gestão das transações diretamente do exterior e ganha na questão cambial por fazer as transações em real.“ Temos toda essa infraestrutura e contamos com um atendimento especializado para a realização do Pix internacional”, finaliza.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora