Causa ou Consequência

Vocês vão saber já, já...

CAUSA: Privatizações, crédito para pequenas e médias empresas, reforma tributária e redução de impostos para estimular o setor industrial foram os principais pontos destacados pelo nosso ministro da economia em entrevista concedida à rede CNN de televisão no último domingo. Ainda que pareça papo de palanque, o discurso soa bem e chega até a dar um pingo de otimismo (ou esperança?) em meio à loucura pandêmica que estamos vivendo. Leiam atentamente: AINDA ESTAMOS VIVENDO! Dito isso, é muito difícil acreditar que todos esses projetos (ou seriam promessas?) vão sair do papel ainda este ano, não acham?

CONSEQUÊNCIA: Ontem mesmo, os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostraram uma queda de mais de 50% na produção de veículos no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, as dificuldades ainda são muitas, principalmente, no setor produtivo e a recuperação parece que será demorada. Por isso, enquanto o “já, já” não chega e a pandemia não se vai, nossa taxa de câmbio deve continuar oscilando próximo dos R$/US$5,30 como temos visto nos últimos dias. Seguimos aguardando!

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais