Causa ou Consequência

Vale a pena ver de novo

CAUSA: Quem achava que a guerra comercial entre EUA e China havia acabado, se enganou. O coronavírus pode ter ofuscado essa questão por um tempo, mas não precisou muito para que ela voltasse à tona. E, curiosamente, o responsável pelos holofotes da vez foi quem? Ele mesmo: o coronavírus! No final da última semana, os EUA decidiram que não irão reduzir ainda mais as tarifas comerciais impostas à China, mesmo com os acordos firmados antes da pandemia, sob a alegação de que o país foi o responsável por tornar essa doença uma pandemia global. Com isso, a tensão entre as duas potências mundiais volta a aumentar em um momento em que a cooperação deveria falar mais alto.

CONSEQUÊNCIA: Essa novela já vimos e sabemos que os impactos podem ser ruins para todo o mundo, pois gera volatilidade e incerteza nos mercados financeiros e pode ser mais um motivo para a redução da corrente de comércio mundial, já muito prejudicada pela pandemia. De acordo com o Banco Mundial, o volume de comércio global (exportações e importações) poderá sofrer uma queda de 11% neste ano. É muita coisa. Tudo o que não precisávamos agora era de mais lenha nessa fogueira. Pelo menos desta vez, gostaríamos de um final diferente.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais