Causa ou Consequência

Um conto chinês

CAUSA: E esse janeirão que não acaba! O ano mal começou e muitas coisas já aconteceram. Logo nos primeiros dias, tivemos a crise entre EUA e Irã, seguida pelo processo de impeachment do presidente Trump que está acontecendo no Senado e, agora, o coronavírus e a preocupação dele se tornar um surto internacional.

Embora ainda seja muito cedo para avaliar qual será o impacto total na China, que teve o feriado lunar prorrogado e a cidade central de Wuhan bloqueada, é provável que o vírus afete, sim, o consumo e o turismo locais. Além disso, a produção industrial também será atingida, já que a maioria das fábricas permanecerão fechadas, ao menos, até a segunda semana de fevereiro.

CONSEQUÊNCIA: Esses fatores podem prejudicar economias dependentes da demanda chinesa. NÓS! Os vizinhos asiáticos e exportadores de commodities (NÓS) também devem sofrer algum impacto. Então, caros leitores, esse é o assunto do momento, pois ainda que os impactos sejam limitados, eles chegarão para todo o mundo. Gostaríamos que tudo isso fosse apenas um conto chinês, com um estranho caso de uma vaca caindo do céu. Mas é vida real. E longe das telas, o peso do vírus poderá ser ainda pior do que o de uma vaca caindo sobre nós.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais