Causa ou Consequência

Um conto chinês

CAUSA: E esse janeirão que não acaba! O ano mal começou e muitas coisas já aconteceram. Logo nos primeiros dias, tivemos a crise entre EUA e Irã, seguida pelo processo de impeachment do presidente Trump que está acontecendo no Senado e, agora, o coronavírus e a preocupação dele se tornar um surto internacional.

Embora ainda seja muito cedo para avaliar qual será o impacto total na China, que teve o feriado lunar prorrogado e a cidade central de Wuhan bloqueada, é provável que o vírus afete, sim, o consumo e o turismo locais. Além disso, a produção industrial também será atingida, já que a maioria das fábricas permanecerão fechadas, ao menos, até a segunda semana de fevereiro.

CONSEQUÊNCIA: Esses fatores podem prejudicar economias dependentes da demanda chinesa. NÓS! Os vizinhos asiáticos e exportadores de commodities (NÓS) também devem sofrer algum impacto. Então, caros leitores, esse é o assunto do momento, pois ainda que os impactos sejam limitados, eles chegarão para todo o mundo. Gostaríamos que tudo isso fosse apenas um conto chinês, com um estranho caso de uma vaca caindo do céu. Mas é vida real. E longe das telas, o peso do vírus poderá ser ainda pior do que o de uma vaca caindo sobre nós.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais