Causa ou Consequência

Tudo isso e o COPOM

CAUSA: A semana mal começou e os holofotes se voltaram para o cenário político interno com destaque para os seguintes temas:

  1. Reforma Tributária. Existem hoje duas propostas sendo analisadas: uma na Câmara, que trata da redução de imposto para micros e pequenas empresas; outra no Senado, que propõe a fusão de tributos para criação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Cada uma com suas particularidades, interesses e capacidade de gerar volatilidade nos mercados.
  2. Precatórios: o governo tenta buscar uma forma de equacionar essa questão. O grande impasse é utilizar recursos sem afetar o valor destinado ao Programa Bolsa Família de2022.
  3. A insistência em relação ao voto impresso. Apesar de aparentemente não haver tempo hábil para que esse assunto se concretize antes das eleições presidenciais, o tema é mais um motivo de cautela nos mercados.

CONSEQUÊNCIA: Mas... tem tudo isso e o COPOM! Além desses temas que voltaram à tona após o recesso parlamentar, amanhã haverá decisão do COPOM, trazendo mais um pouco de volatilidade aos mercados e, sobretudo, à nossa taxa de câmbio. Há grande expectativa de que o Banco Central vai aumentar o ritmo de alta da Selic, o que poderia ser positivo para o câmbio. Mas com esse ambiente político será que teremos mesmo um alívio no câmbio? Não duvido, mas também não arrisco.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais