Causa ou Consequência

Tudo isso e o COPOM

CAUSA: A semana mal começou e os holofotes se voltaram para o cenário político interno com destaque para os seguintes temas:

  1. Reforma Tributária. Existem hoje duas propostas sendo analisadas: uma na Câmara, que trata da redução de imposto para micros e pequenas empresas; outra no Senado, que propõe a fusão de tributos para criação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Cada uma com suas particularidades, interesses e capacidade de gerar volatilidade nos mercados.
  2. Precatórios: o governo tenta buscar uma forma de equacionar essa questão. O grande impasse é utilizar recursos sem afetar o valor destinado ao Programa Bolsa Família de2022.
  3. A insistência em relação ao voto impresso. Apesar de aparentemente não haver tempo hábil para que esse assunto se concretize antes das eleições presidenciais, o tema é mais um motivo de cautela nos mercados.

CONSEQUÊNCIA: Mas... tem tudo isso e o COPOM! Além desses temas que voltaram à tona após o recesso parlamentar, amanhã haverá decisão do COPOM, trazendo mais um pouco de volatilidade aos mercados e, sobretudo, à nossa taxa de câmbio. Há grande expectativa de que o Banco Central vai aumentar o ritmo de alta da Selic, o que poderia ser positivo para o câmbio. Mas com esse ambiente político será que teremos mesmo um alívio no câmbio? Não duvido, mas também não arrisco.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais