PUBLICADO EM
31/10/2023
CAUSA: Amanhã, teremos novamente decisão de juros nos EUA e aqui no Brasil – dia que é conhecido como “super quarta” pelo mercado financeiro. A expectativa é de manutenção da taxa básica de juros nos EUA e redução de 0,5 p.p. da Selic aqui no Brasil. Lembrando que as decisões dos bancos centrais desempenham um papel crucial na determinação das taxas de câmbio, pois direcionam para onde o fluxo de capital irá. Por conta disso, investidores, exportadores e importadores acompanham de perto essas decisões, que podem ter impacto direto em suas operações e estratégias financeiras.
CONSEQUÊNCIA: Dito isso, o que esperar para amanhã? Se as decisões vierem em linha com o detalhado acima, talvez a gente veja pouca alteração na taxa de câmbio no curto prazo, dado que não será uma surpresa para o mercado. Caso o Banco Central Americano (FED) resolva subir novamente sua taxa de juros é possível que vejamos uma piora no comportamento do câmbio, dado que o diferencial de juros entre Brasil e EUA irá diminuir. E câmbio alto por mais tempo pode ser ruim para nossa trajetória futura de inflação, que inclusive já subiu mais um pouco na divulgação do último relatório Focus.
28/11/23
Causa ou Consequência
CAUSA: Toda segunda-feira, o Banco Central divulga sua famosa pesquisa Focus...
Leia mais14/11/23
Causa ou Consequência
CAUSA: Na última sexta-feira, a agência de risco Moody’s reduziu a perspectiva de...
Leia maisFernanda Consorte
Economista-chefe
Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.
Veja maisCristiane Quartaroli
Economista
Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.
Veja maisWelber Barral
Estrategista de Comex
Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.
Veja maisO Grupo Ourinvest não solicita e não se responsabiliza por pagamento de boleto ou depósito efetuado em contas correntes de outros favorecidos, que não sejam o Banco Ourinvest, para fins de operação de crédito. Desconfie de quaisquer outras práticas incomuns para aprovação de seu crédito, tais como: pedido de depósito prévio, e-mails que não tenham o domínio Ourinvest (como @outlook, @gmail, @hotmail, etc), mensagens via Whatsapp e ligações provenientes de outros Estados, que não São Paulo (DDD-11).
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: 0800-771-4342 ou (11) 4081-4444
O Banco Ourinvest é membro SWIFT GPI e está de acordo com todas diretrizes do Global Payments Innovation, assim como todos os departamentos estão em linha para o universal confirmations.