PUBLICADO EM
5/10/2023
Ao realizar operações internacionais que envolvem câmbio, empresas e pessoas físicas se deparam com inúmeros termos pouco familiares. Isso não quer dizer, necessariamente, que se trata de algo difícil de compreender. Na lista de expressões bastante utilizadas está o FX& Payments e o Blog Ourinvest te ajuda a entender o significado em mais uma edição do ‘Sopa de letrinhas’.
O primeiro passo é saber que Forex (FX) é como se chama o mercado de câmbio estrangeiro onde moedas de todo o mundo são compradas e vendidas em troca umas das outras. Sendo assim, FXaaS (Foreign Exchange as a Service, na sigla em inglês) é como esse mercado é movimentado todos os dias. Trata-se de um conjunto de soluções que permite que parceiros --como fintechs, startups e corretoras -- façam operações de câmbio em qualquer escala, de forma segura e ágil.
Ou seja, por meio do FXaaS, outras instituições podem usar toda a infraestrutura tecnológica do parceiro financeiro escolhido para oferecer os serviços de câmbio e atender sua carteira de clientes sem precisar ter uma área interna dedicada para isso. Os serviços de pagamentos ou transferências internacionais são prestados de forma digital e com menos burocracia.
Em resumo, o parceiro conta com a infraestrutura de instituições, como o Banco Ourinvest, para realizar as transações de câmbio sem a necessidade de internalizar processos. Essas operações são chamadas de eFX. Em tradução livre, a sigla eFX (Electronic Foreign Exchange) significa algo como transferência eletrônica estrangeira ou câmbio eletrônico.
Especialista em câmbio há mais de quatro décadas, o Banco Ourinvest é um dos pioneiros dessa tecnologia e, desde 2019,atende algumas das maiores fintechs de câmbio do Brasil com as soluções de FXaaS, como a Nomad, que possui mais de 1 milhão de clientes.
O FXaaS permite que parceiros que pretendam oferecer câmbio aos seus clientes se conectem à infraestrutura do Banco Ourinvest e realizem as eFX. Com a integração, os clientes usam o backoffice do banco para fazer as operações de câmbio e podem realizar milhares de transações por dia dentro de sua plataforma ou aplicativo, sem precisarem se preocupar com burocracia ou em desenvolver toda a tecnologia dentro de sua empresa.
Com o FXaaS, do Banco Ourinvest, as empresas contam com o fluxo de ponta a ponta, desde o cadastro de clientes até a gestão e efetivação da operação de câmbio desejada. São realizados todos os portes de operações, sendo a maior parte delas de disponibilidade no exterior, investimentos e remessas para manutenção de residentes fora do país.
Imagine que uma fintech é criada para atender uma demanda do cliente, não para ser uma estrutura financeira. Por isso, ela se pluga a um parceiro, como o Banco Ourinvest e consegue focar no seu business sema necessidade de montar uma estrutura de backoffice.
Dessa forma, a fintech não precisa contratar uma equipe específica e nem se aprofundar nas questões regulatórias de câmbio, uma vez que o Banco Ourinvest consegue dar todo suporte na estruturação da operação do parceiro. O banco consegue ajudar as fintechs -- e todos os seus parceiros- a atenderem os clientes de forma escalável, o que impulsiona o crescimento, e garante segurança e conformidade nas operações.
30/11/23
Blog
Ferro, soja, energia, café, créditos de carbono e dólar. O que esse grupo tem em comum? A resposta pode não ser óbvia, mas é simples..
Leia mais16/11/23
Blog
O Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo. Não à toa, o ano de 2023, deve marcar mais um recorde para o setor agrícola...
Leia maisFernanda Consorte
Economista-chefe
Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.
Veja maisCristiane Quartaroli
Economista
Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.
Veja maisWelber Barral
Estrategista de Comex
Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.
Veja maisO Grupo Ourinvest não solicita e não se responsabiliza por pagamento de boleto ou depósito efetuado em contas correntes de outros favorecidos, que não sejam o Banco Ourinvest, para fins de operação de crédito. Desconfie de quaisquer outras práticas incomuns para aprovação de seu crédito, tais como: pedido de depósito prévio, e-mails que não tenham o domínio Ourinvest (como @outlook, @gmail, @hotmail, etc), mensagens via Whatsapp e ligações provenientes de outros Estados, que não São Paulo (DDD-11).
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: 0800-771-4342 ou (11) 4081-4444
O Banco Ourinvest é membro SWIFT GPI e está de acordo com todas diretrizes do Global Payments Innovation, assim como todos os departamentos estão em linha para o universal confirmations.