Causa ou Consequência

Sinais de alerta

CAUSA: Considerado a sensação mais instintiva do ser humano, o medo é natural a todas as pessoas e difícil de eliminar. Isso acontece porque o medo tem a função de nos alertar e proteger do perigo. E a sensação é de que o medo tomou conta dos mercados financeiros. Vocês não acham? Desde que a pandemia começou, muitas incertezas pairam no ar e há algumas semanas o sentimento de cautela e a volatilidade aumentaram muito, sobretudo no mercado de câmbio.

Isso porque não sabemos onde vamos pisar no próximo segundo. Nesta semana, várias frentes estão permeando o comportamento dos mercados,entre as quais destacamos: 1. a corrida das vacinas que estão em testes, mas que até agora não tiveram efeitos práticos; 2. a disputa sem fim entre EUA e China, que se intensifica ainda mais, agora, a poucos meses das eleições americanas; 3. a grande preocupação com as contas ficais brasileiras, e 4. a desgastada imagem do nosso país frente aos investidores estrangeiros (eles que trazem dinheiro para o Brasil, lembram?).

CONSEQUÊNCIA: Nesse ambiente, os sinais de alerta continuam e a pressão sobre nossa moeda também. E, para completar, o governo brasileiro disse que vai anunciar ainda hoje um pacote de medidas para tentar conter os severos efeitos do coronavírus na nossa economia. Se por um lado o tal pacote é visto com bons olhos, pois pode auxiliar na retomada da economia,por outro, imprime ainda mais cautela pela preocupação com relação à origem dos recursos em um momento fiscal já tão delicado para o Brasil. Alerta vermelho mode on!

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais