Causa ou Consequência

Semana Curta, Foco Na Ccj

CAUSA: A semana será curta: feriado à vista. E antes de comer vários ovos de chocolate, temos um grande foco nesta semana: a discussão da reforma da Previdência na CCJ — contudo, podemos encarar como uma mini derrota do governo.

A oposição e parte do partido de coalisão aceitaram inverter a pauta da CJJ nesta semana e votaram na PEC do orçamento impositivo (aquela lá que deflagrou a crise política, umas semanas atrás). Assim, hoje, a CCJ Câmara volta a se reunir para discutir a proposta. Ontem, fecharam acordo para começar hoje as discussões sobre a reforma, prosseguir amanhã e, se preciso, na próxima segunda-feira (22), com votação da admissibilidade na semana que vem. Apesar do acordo, a votação é esperada para ocorrer até amanhã — por favor!

Houve também o anúncio de medidas ao setor de transporte, após o governo ter deixado de lado o discurso liberal e barrado o aumento de diesel. Segundo o anúncio, o governo vai dar linhas de crédito via BNDES (ou seja, crédito subsidiado) para caminhoneiros, com uma primeira liberação de R$ 500 milhões.

CONSEQUÊNCIA: No meio dessa incerteza, o dólar, que já estava forte no exterior, se estendeu à terra tupiniquim nesta manhã. Quem sabe até o final desta curta semana, a CCJ aprove a reforma e tenhamos um alívio na taxa de câmbio.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais