Causa ou Consequência

Sem Tempo E Sem Paciência

CAUSA: Na semana passada, o ministro Paulo Guedes afirmou que precisamos de um “tempinho” para que a Economia do nosso país volte ao rumo do crescimento, sugerindo certa impaciência de nossa parte... Mas será que somos mesmo impacientes? Os dados sugerem outra coisa, pois há tempos não temos boas notícias nem sinais de recuperação. Alguns indicadores mais recentes mostram exatamente isso:

  1. O índice de confiança do consumidor ainda permanece muito aquém do ideal — em 89,7 pontos, quando o bom seria que ele estivesse acima de 100. O que isso quer dizer? Que a população não tem intenção de gastar, de consumir; ou seja, não tem dinheiro sendo injetado na economia local. Economia não roda, país não cresce;
  2. A confiança empresarial ficou estável em setembro, refletindo uma percepção ainda desfavorável em relação à situação corrente dos negócios;
  3. E falta emprego! Os dados de emprego formal do CAGED divulgados na semana passada, mostram alguma margem de recuperação, mas de fato seguem em um nível ainda muito baixo.

CONSEQUÊNCIA: Na verdade, estamos correndo contra o tempo; precisamos de boas notícias e boas ações do governo nesse sentido. Enquanto não tivermos isso, dificilmente vamos ver a taxa de câmbio abaixo dos R$4,00/US$ novamente.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais