Causa ou Consequência

Real, o lanterninha

CAUSA: Enquanto o coronavírus corre solto pelo país, o mercado acaba se debruçando principalmente nas questões políticas, como o andamento do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga a veracidade das acusações do ex-juiz Sérgio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro. Até próxima quinta-feira, ministros, delegados e uma deputada federal devem prestar depoimento à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal (PF).

Ainda na seara política, destacamos que a popularidade do presidente Bolsonaro vem caindo, mas 1/3 da população que o apoia desde o início, segue firme e forte. O que está acontecendo é que parte da fatia das pessoas que julgava o governo “regular”, agora acha ruim. Essa polarização, embora já conhecida, gera ainda mais volatilidade nos mercados, dando peso ainda maior para a crise política.

Além disso, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) referente a decisão de juros da semana passada, reforça a visão do mercado sobre novos cortes na taxa de juros, devido à recessão econômica que se avizinha ou que até já chegou por aqui!

CONSEQUÊNCIA: Essa combinação é um prato cheio para aversão ao risco, mantendo o real como o lanterninha dos emergentes em relação à desvalorização. Conforme a investigação do STF avance, não duvido que venham novos recordes na taxa de câmbio. A ver.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais