Causa ou Consequência

Quem Vai Ganhar Essa Corrida?

CAUSA: Estamos cansados de saber que o cenário de hoje é de crise econômica global. A guerra comercial entre China e EUA — ainda que com seus altos e baixos —, a Argentina em colapso e, agora, o ataque na Arábia Saudita e a dúvida sobre como ficará o abastecimento do principal combustível do mundo só comprovam aquela primeira afirmação. Na tentativa de mitigar essa crise, os BCs estão em ação, iniciando queda nas taxas de juros:

✔ semana passada foi o Banco Central Europeu (BCE) e
semana será a vez dos bancos centrais do Brasil (COPOM) e dos EUA (FED) reduzirem suas taxas básicas.

CONSEQUÊNCIA: A impressão é a de que estamos todos participando de uma corrida para ver quem será o menos perdedor. De fato, é uma corrida em que todos perdem, sobretudo Estados Unidos e China. E com risco muito grande para o Brasil, que também vai perder, pois não tem mais gordura para queimar — vai faltar energia até para andar.

Não vai ter medalha nem troféu para ninguém!!

Precisamos de boas notícias, de uma injeção de ânimo para que as economias voltem a andar. Não podemos começar uma corrida agora: precisamos treinar, fortalecer e somente depois pensar em voltar a correr.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais