Causa ou Consequência

Quebra-Cabeças

CAUSA: Os mercados começaram a semana com tom mais positivo por conta das boas perspectivas com as vacinas que estão em fase final de estudo. A farmacêutica Pfizer, por exemplo, pediu ao FDI (que é a Anvisa dos EUA) na última sexta-feira, que sua vacina seja aprovada em caráter emergencial, vejam que ótima notícia!!! Contudo, aqui no Brasil ainda estamos nesse processo enquanto a doença avança. Assim, a piora no quadro pandêmico juntamente com as consequências disso, como possíveis novas restrições e a necessidade de aumento das medidas emergenciais, colocam em pauta as questões fiscais. Ainda mais no cenário em que o orçamento (LDO) para 2021 ainda não foi aprovado.

CONSEQUÊNCIA: Portanto, os mercados, sobretudo o de câmbio, devem continuar com muita volatilidade e aversão ao risco. De olho em qual será a solução que nosso governo irá tomar para resolver esse enorme quebra-cabeças que é aumentar gastos, em um momento de baixa arrecadação e sem ultrapassar o limite do teto. Um desafio e tanto!

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais