acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
29/9/2020

Pés pelas mãos

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Diante da expectativa da redução do auxílio-emergencial, de R$ 600 para R$ 300 por mês, o governo brasileiro anunciou ontem um novo programa, intitulado de Renda  Cidadã, com a intenção de auxiliar as famílias brasileiras que permanecem em  condições de vulnerabilidade por conta da crise do coronavírus. E disse que  pretende usar verbas do pagamento de precatórios e da educação básica para  financiar o novo programa - medida que foi muito mal recebida pelo mercado,  justamente, por aumentar ainda mais as incertezas com relação ao quadro  fiscal já tão fragilizado.  

CONSEQUÊNCIA:

Usar precatórios, na prática, significa postergar o pagamento  de ações judiciais, ou seja, o pagamento de gastos com aposentadorias e  pensões. Medida que, além de gerar insegurança, representa um aumento da  dívida do governo. Estaria o governo “trocando os pés pelas mãos”, como muito  bem diz essa famosa expressão popular, que define ações atrapalhadas e  confusas? Acredito que ainda haverá muita discussão sobre o tema nas próximas  semanas e, enquanto isso, o leitor já sabe, né? Mais instabilidade no mercado  financeiro e possivelmente mais pressão na nossa moeda...

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora