Blog

Parcerias entre bancos e empresas de pagamentos Cross-border

Um relatório publicado pela consultoria inglesa GlobalData prevê que as transações em tempo real devem representar 28%de todos os pagamentos no mundo até 2027, ultrapassando 510 bilhões de operações. A informação reforça a premissa de que o mercado de pagamentos precisa ser cada vez mais ágil para atender às demandas de consumidores e empresas.

Essa agilidade, inclusive, extrapola fronteiras e cada vez mais os pagamentos internacionais precisam se adequar a essa realidade. Neste contexto, o Cross-border ganha destaque no mercado de pagamentos por conta do aumento das compras on-line. O termo usado para nomearas operações comerciais internacionais pode parecer simples, mas requer muito planejamento e análises. Entre os pontos de atenção estão frentes como a padronização de processos, os custos operacionais, as exigências e normas do país de destino, entre outras inúmeras questões.

Por isso, a tendência é que cada vez mais e-commerces, fintechs e startups se conectem a parceiros bancários estratégicos para a realização dessas operações. Dessa forma, as empresas podem usar toda a infraestrutura tecnológica do braço financeiro escolhido para oferecer os serviços de pagamento e atender sua carteira de clientes sem precisar ter uma área interna dedicada para isso.

Esse pode ser o diferencial para o sucesso do negócio. Vamos pensar no seguinte exemplo: Imagine que uma fintech que é criada para atender a uma determinada demanda do cliente e se depara com a necessidade de montar uma estrutura financeira para realizar operações internacionais. Há duas possibilidades: ela pode levar um tempo para montar uma área e começar seus próprios processos ou se plugar rapidamente a um parceiro, como o Banco Ourinvest, e focar no business dela sem a necessidade de montar uma estrutura de backoffice.

Entre as vantagens dessas parcerias, que são cada vez mais vistas no mercado de pagamentos, estão pontos como economia com a contratação de uma equipe específica e não precisar se aprofundar nas questões regulatórias de câmbio. No Brasil há mais de 40 anos, o Banco Ourinvest é uma das referências do setor e consegue dar todo suporte necessário para a estruturação da operação do parceiro. O foco do banco é auxiliar as fintechs -e todos os seus parceiros - a atenderem os clientes de forma escalável, o que impulsiona o crescimento, e garante segurança e conformidade nas operações.

Em resumo, a tendência é que com o aumento das vendas pelo e-commerce, que extrapola fronteiras, as empresas passem a contar com a infraestrutura de instituições financeiras para realizar as transações, já com câmbio, sem a necessidade de internalizar processos. Dessa forma, há garantia de acerto nas resoluções, agilidade e segurança nas operações. Comisso, as empresas podem focar no que realmente importa para elas: avançar nos negócios.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

30/11/23

Blog

Sopa de letrinhas: O que são commodities e qual a importância delas para a economia?

Ferro, soja, energia, café, créditos de carbono e dólar. O que esse grupo tem em comum? A resposta pode não ser óbvia, mas é simples..

Leia mais

16/11/23

Blog

Exportações: Setor agropecuário em ano recorde

O Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo. Não à toa, o ano de 2023, deve marcar mais um recorde para o setor agrícola...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais

Aviso importante

O Grupo Ourinvest não solicita e não se responsabiliza por pagamento de boleto ou depósito efetuado em contas correntes de outros favorecidos, que não sejam o Banco Ourinvest, para fins de operação de crédito. Desconfie de quaisquer outras práticas incomuns para aprovação de seu crédito, tais como: pedido de depósito prévio, e-mails que não tenham o domínio Ourinvest (como @outlook, @gmail, @hotmail, etc), mensagens via Whatsapp e ligações provenientes de outros Estados, que não São Paulo (DDD-11).

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: 0800-771-4342 ou (11) 4081-4444

O Banco Ourinvest é membro SWIFT GPI e está de acordo com todas diretrizes do Global Payments Innovation, assim como todos os departamentos estão em linha para o universal confirmations.