acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
30/5/2022

Onda de otimismo

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

As moedas emergentes têm se beneficiado nas  últimas semanas com uma onda de otimismo vinda da China, principalmente. A  reabertura da economia chinesa, após meses de restrição de circulação por  contada Covid, somada ao estímulo monetário feito naquele país, tem  contribuído para esse bom humor. Além disso, o Brasil teve um ganho  institucional nos últimos dias com as notícias sobre a privatização da  Eletrobrás e a tramitação no Congresso sobre estabelecer um teto para o ICMS,  trazendo mais apetite ao risco para o mercado local.

CONSEQUÊNCIA:

Essa onda de otimismo acabou refletindo positivamente na  nossa moeda e, com isso, o real tem se destacado positivamente diante das  moedas emergentes. Se esse comportamento vai continuar é difícil saber, pois  as variáveis que impulsionam o mercado de câmbio são muitas. Mas que o Brasil  tem se beneficiado desse novo fluxo por conta da China e do recente ganho  institucional, isso é fato. De qualquer forma, vale o alerta que a  volatilidade deve continuar, pois as incertezas com o quadro externo ainda  são muitas. Enquanto isso, vamos aproveitar essa onda de otimismo.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora