Causa ou Consequência

O outono chegou

CAUSA: Aqui em SP, o tempo virou com a chegada do outono, e o noticiário também. Depois da ótima notícia para emergentes — o comunicado pós-reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) veio ainda mais dovish, sinalizando que não haverá alta de juros este ano, ante duas elevações sinalizadas anteriormente —, o clima político local esfriou.

A aprovação da reforma da Previdência é o ponto focal brasileiro para que os nossos ativos tenham performance positiva neste ano. Porém, os sinais vindos de Brasília desde ontem foram um pouco desanimadores: diversas declarações de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, contra o Governo, basicamente sobre o distanciamento do Governo em relação ao processo de formação de base — o revés de termos um governo novo! E agora o anúncio do ex-presidente Temer ...Daí levantam-se dúvidas sobre o passo/ ritmo da aprovação da reforma.

CONSEQUÊNCIA: Já havia mencionado na última nota: não estamos a salvos da volatilidade, e muito menos de uma nova tendência de alta da taxa de câmbio.

Caros amigos leitores, vocês que acompanham e gostam de nossos textos, convido-os para seguirem nossa página no instagram @bancoourinvest. Lá temos stories diários sobre o mercado. Vem! #economia #câmbio #finanças #brasil

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais