acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
24/8/2021

Movidos pela emoção

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

A vacinação está avançando no Brasil, temos  mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo  indica, os resultados têm sido positivos, com visível redução no número de  casos, além do fim da restrição de circulação em praticamente todo o País.  Contudo, a boa notícia que vem do lado da pandemia não é acompanhada pelo  quadro político ainda tão conturbado. As trocas de farpas entre o presidente  e o STF, e as infinitas indefinições sobre as tantas e necessárias reformas  que estão na pauta do Congresso têm sido suficientes para manter o País em  uma grande crise. Agora não da saúde, mas institucional.    

CONSEQUÊNCIA:

A consequência não poderia ser outra, senão um aumento da  aversão ao risco e da volatilidade em praticamente todos os ativos do  mercado. E claro que a taxa de câmbio sempre sente mais, não tem jeito. Se  tem uma variável que é campeã em sinalizar o humor que evolve um país, essa  variável é a taxa de câmbio. Para se ter uma ideia, o real segue acima dos US$/R$5,2  desde que essa crise política/institucional se intensificou no País e é uma  das moedas emergentes que mais depreciou. E ainda tem muito a acontecer,  afinal, temos um ano eleitoral pela frente. Então, caros leitores, emoção  nesse mercado não irá faltar.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora