acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
10/5/2021

Habemus Fluxo?

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

O que tem ditado o comportamento do câmbio  mais recentemente é a expectativa de que os EUA irão manter os juros em  patamar baixo ainda por um longo período. Ao menos é o que sinaliza o Banco  Central americano, quando diz que não está preocupado com o avanço da  inflação naquele país. Adicionalmente a esse fato externo, temos a situação  oposta acontecendo no Brasil, já que o nosso Banco Central ajustou a taxa básica para 3,5% na última semana e deixou a janela aberta para novos ajustes  nos próximos meses, dependendo do comportamento da inflação por aqui.  

CONSEQUÊNCIA:

Se os juros americanos vão ficar estáveis e os juros  brasileiros estão com clara tendência de alta, é factível esperar que parte do fluxo de investimentos estrangeiros venha para cá, e parece que foi o que  aconteceu na última semana. Qual foi o resultado? O mercado se animou e nossa moeda valorizou mais de 3% desde o início deste mês. Contudo sabemos que o  pano de fundo político, econômico e sanitário brasileiro ainda não é dos melhores e basta uma frase mal-interpretada ou um dado ruim para o cenário mudar. Enquanto isso, será possível ficarmos um pouco mais otimistas? Vamos ver até quando!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora