acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
30/3/2021

Grande Pátria desimportante

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Ao longo dos últimos dias, foram divulgados  indicadores de confiança aqui no Brasil e, ao contrário do que estávamos observando no final do ano passado, voltamos a ver a confiança despencar em  praticamente todos os setores. Houve queda acentuada nos dados de confiança do consumidor, da indústria e dos serviços no mês de março; e não é difícil  imaginar o motivo desse comportamento. Alguém arrisca? O avanço da pandemia  no País somado à inabilidade política de nossos governantes em minimizar tal  problema não poderia resultar em outra coisa, a não ser na crescente queda de  confiança dos principais agentes da economia. Justificável!    

CONSEQUÊNCIA:

A queda da confiança, além de sinalizar que teremos possivelmente um PIB negativo entre os 1T e 2T21, aumenta a aversão ao risco no País e,  portanto, pressiona a nossa taxa de câmbio. Para se ter ideia, o real foi a  segunda moeda emergente que mais se depreciou na semana passada. Só perdeu  para a Turquia, que teve um desgaste político com a demissão do presidente do  Banco Central. No mais, o Brasil continua sendo o patinho feio e quero ver  quem é que vai pagar para voltar a ver a sua cara novamente!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora