Causa ou Consequência

Esqueçam viés ideológico, o problema é não ter planos

CAUSA: Por favor, não se trata de política ou viés partidário. Não é hora de briga de egos. A crise sanitária-financeira chega a um momento crítico; a decisão totalmente no escuro de quanto tempo teremos de quarentena. E esse momento ocorre na ocasião em que governantes e população dividem suas opiniões como se fosse uma decisão política (e perdem a razão ao se apoiarem em dados poucos concretos, uma vez que nunca vivemos isso) e não em relação à necessidade (tanto no âmbito saúde como no âmbito economia). O Brasil perde.

Enquanto isso, países desenvolvidos (EUA, Suíça, Alemanha, etc.), que estão à frente no ciclo da pandemia, já se planejam para uma abertura econômica gradual, em que decisões se basearão no nível da doença na região e não no viés ideológico. As palavras aqui são coordenação, subordinação ao desconhecido e organização.

Não temos tempo para egos, discussões entre esquerda e direita, trocas de ministérios-chaves em meio à crise, alfinetadas em redes sociais. As eleições já foram. Já fizemos escolhas. Precisamos agora de um plano que envolva, talvez(??), uma meta que leve em conta razão entre ocupação em UTIs e tempo/ tipo de isolamento social. Precisamos de coordenação e união entre os poderes. Precisamos de diretrizes, mesmo que elas se frustrem à frente. Mas necessitamos saber qual o plano do Brasil para a pior crise já enfrentada.

CONSEQUÊNCIA: Enquanto o país seguir perdendo tempo em falsas certezas e briga de espelhos, seguiremos como o patinho feio dos países emergentes: com a moeda mais depreciada e a pior expectativa de recessão econômica. Não há ganhadores, o Brasil perde. Esqueçam viés ideológico, o problema é não ter planos.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais