Causa ou Consequência

Esqueçam viés ideológico, o problema é não ter planos

CAUSA: Por favor, não se trata de política ou viés partidário. Não é hora de briga de egos. A crise sanitária-financeira chega a um momento crítico; a decisão totalmente no escuro de quanto tempo teremos de quarentena. E esse momento ocorre na ocasião em que governantes e população dividem suas opiniões como se fosse uma decisão política (e perdem a razão ao se apoiarem em dados poucos concretos, uma vez que nunca vivemos isso) e não em relação à necessidade (tanto no âmbito saúde como no âmbito economia). O Brasil perde.

Enquanto isso, países desenvolvidos (EUA, Suíça, Alemanha, etc.), que estão à frente no ciclo da pandemia, já se planejam para uma abertura econômica gradual, em que decisões se basearão no nível da doença na região e não no viés ideológico. As palavras aqui são coordenação, subordinação ao desconhecido e organização.

Não temos tempo para egos, discussões entre esquerda e direita, trocas de ministérios-chaves em meio à crise, alfinetadas em redes sociais. As eleições já foram. Já fizemos escolhas. Precisamos agora de um plano que envolva, talvez(??), uma meta que leve em conta razão entre ocupação em UTIs e tempo/ tipo de isolamento social. Precisamos de coordenação e união entre os poderes. Precisamos de diretrizes, mesmo que elas se frustrem à frente. Mas necessitamos saber qual o plano do Brasil para a pior crise já enfrentada.

CONSEQUÊNCIA: Enquanto o país seguir perdendo tempo em falsas certezas e briga de espelhos, seguiremos como o patinho feio dos países emergentes: com a moeda mais depreciada e a pior expectativa de recessão econômica. Não há ganhadores, o Brasil perde. Esqueçam viés ideológico, o problema é não ter planos.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais