Causa ou Consequência

Em busca da cura

CAUSA: Quase três meses após o início da quarentena, seguimos ainda com grande dificuldade de enxergar uma luz no fim do túnel. Algumas cidades do país começaram a ser reabertas agora. Outras, que já haviam voltado com as atividades um pouco antes, tiveram que fechar novamente por conta do aumento no número de casos de coronavírus... e assim seguimos, com a sensação de que continuamos sem muita direção. Mas os três meses estão aí e de fato já deixaram grandes sequelas para a nossa economia, como bem ilustram os dados de emprego divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, hoje, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Ambos os indicadores sinalizam que abril possa ter sido, mesmo, o pior mês para os indicadores de atividade do Brasil. Contudo os resultados ainda são bastante ruins e sugerem um período de lenta recuperação pela frente.

CONSEQUÊNCIA: E de que forma isso impacta os mercados financeiros e, particularmente, o câmbio? Acho que nossos leitores já estão cansados de saber, mas vamos falar novamente. O Brasil está ficando cada vez menos atrativo aos olhos dos investidores estrangeiros, que buscam ativos mais líquidos e mais rentáveis. Com o baixo nível de atividade econômica do país, desemprego crescente, juros reais negativos e sem uma boa história para contar, vamos perdendo cada vez mais espaço frente aos demais emergentes. Mais que nunca precisamos da cura, não só para a pandemia, mas também para a economia.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais