Causa ou Consequência

Em busca da cura

CAUSA: Quase três meses após o início da quarentena, seguimos ainda com grande dificuldade de enxergar uma luz no fim do túnel. Algumas cidades do país começaram a ser reabertas agora. Outras, que já haviam voltado com as atividades um pouco antes, tiveram que fechar novamente por conta do aumento no número de casos de coronavírus... e assim seguimos, com a sensação de que continuamos sem muita direção. Mas os três meses estão aí e de fato já deixaram grandes sequelas para a nossa economia, como bem ilustram os dados de emprego divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, hoje, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Ambos os indicadores sinalizam que abril possa ter sido, mesmo, o pior mês para os indicadores de atividade do Brasil. Contudo os resultados ainda são bastante ruins e sugerem um período de lenta recuperação pela frente.

CONSEQUÊNCIA: E de que forma isso impacta os mercados financeiros e, particularmente, o câmbio? Acho que nossos leitores já estão cansados de saber, mas vamos falar novamente. O Brasil está ficando cada vez menos atrativo aos olhos dos investidores estrangeiros, que buscam ativos mais líquidos e mais rentáveis. Com o baixo nível de atividade econômica do país, desemprego crescente, juros reais negativos e sem uma boa história para contar, vamos perdendo cada vez mais espaço frente aos demais emergentes. Mais que nunca precisamos da cura, não só para a pandemia, mas também para a economia.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais