acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
18/2/2020

Dias de luta, dias de glória

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Já venho falando há algum tempo que estamos à mercê do cenário internacional e,  principalmente, das notícias sobre o coronavírus - não tem jeito. Desde  meados de janeiro, os mercados e, sobretudo, a taxa de câmbio estão oscilando  muito de acordo com as notícias que surgem sobre esse assunto. Na maioria das  vezes são notícias ruins. Em outros momentos, conseguimos até observar um  pequeno toque de otimismo. Mas o fato é que ninguém sabe ainda quais serão os  impactos dessa epidemia sobre o crescimento econômico mundial e as  preocupações são enormes. Hoje mesmo, a Apple alertou que “foi contaminada  pelo vírus” e que, provavelmente, não irá cumprir suas projeções de receita  para o primeiro trimestre deste ano. Por essas e outras, os mercados ficam muito  voláteis, nossa moeda sofre e mais uma vez ultrapassou o recorde histórico de  cotação. Dias de luta!    

CONSEQUÊNCIA:

Com esse cenário ainda muito nebuloso, a volatilidade  continuará sendo uma realidade a ser encarada. Mas não perco a esperança e  acredito que dias melhores virão. Principalmente, quando a agenda das  reformas começarem a andar aqui no Brasil. Isso dará um impulso para nossa  economia e talvez a gente comece a depender um pouco menos da volatilidade  externa. Dias de glória!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora