Causa ou Consequência

Dias de luta, dias de glória

CAUSA: Já venho falando há algum tempo que estamos à mercê do cenário internacional e, principalmente, das notícias sobre o coronavírus - não tem jeito. Desde meados de janeiro, os mercados e, sobretudo, a taxa de câmbio estão oscilando muito de acordo com as notícias que surgem sobre esse assunto. Na maioria das vezes são notícias ruins. Em outros momentos, conseguimos até observar um pequeno toque de otimismo. Mas o fato é que ninguém sabe ainda quais serão os impactos dessa epidemia sobre o crescimento econômico mundial e as preocupações são enormes. Hoje mesmo, a Apple alertou que “foi contaminada pelo vírus” e que, provavelmente, não irá cumprir suas projeções de receita para o primeiro trimestre deste ano. Por essas e outras, os mercados ficam muito voláteis, nossa moeda sofre e mais uma vez ultrapassou o recorde histórico de cotação. Dias de luta!

CONSEQUÊNCIA: Com esse cenário ainda muito nebuloso, a volatilidade continuará sendo uma realidade a ser encarada. Mas não perco a esperança e acredito que dias melhores virão. Principalmente, quando a agenda das reformas começarem a andar aqui no Brasil. Isso dará um impulso para nossa economia e talvez a gente comece a depender um pouco menos da volatilidade externa. Dias de glória!

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais