Causa ou Consequência

Declaração De Amor E Demissão

CAUSA: Mais uma vez o presidente dos EUA, Donald Trump, conseguiu atrair os holofotes do mercado quando anunciou em sua conta do Twitter que vai adiar do dia 1º para o dia 15 de outubro o aumento das tarifas sobre US$ 250 bilhões em produtos chineses. E ainda deixou claro que está fazendo isso como forma de “política de boa vizinhança”. Com sua declaração de amor, Trump ofuscou outros acontecimentos não menos importantes que aconteceram nesta semana:

✔ A reunião do Banco Central Europeu, que trouxe uma série de medidas para estímulo da economia, dentre elas, o corte dos juros ⇎ deu bom.

✔ No Brasil, o embate político a respeito da reforma tributária resultou na demissão do secretário da Receita, Marcos Cintra, que se posicionava a favor da criação de uma nova CPMF aos moldes antigos ⇎ deu ruim.

CONSEQUÊNCIA: Mercado reage bem, sobretudo à declaração do Trump, que traz um pouco de trégua à guerra comercial EUA x China. Já o cenário local começará a prestar mais atenção ao desenrolar da reforma tributária que, por sinal, ainda nem saiu do papel. Enquanto isso, Tasso Jereissati, relator da Reforma da Previdência no Senado, está concentrando todos os seus esforços para aprová-la o quanto antes.

Dólar abaixo dos R$4,10 é a pura consequência do afago do Trump aos chineses. Que continuem as boas notícias.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais