Causa ou Consequência

PUBLICADO EM

10/9/2020

CAUSA: Foi publicada no Diário Oficial uma resolução que reduz a zero a alíquota de importação de arroz, como reação do governo aos recentes preços do produto e consequentes reclamações da população. Embora seja legítima, a medida se faz ineficaz do ponto de vista do impacto nos preços de curto prazo, por alguns motivos: 1. O Brasil importa arroz apenas do Mercosul, cuja alíquota de importação já é zerada; 2. Importação de outras origens demandaria haver oferta excedente, com preços e qualidades adaptadas ao consumidor brasileiro - isso não existe hoje; 3. A resolução limita a redução tarifária a 400 mil toneladas e somente até o final do ano, geral do risco para o importador.

O que podemos tirar de tudo isso? A ideia principal do governo com essa medida era reduzir a pressão sobre os preços do arroz, que é um componente importante na cesta de consumo da população brasileira. Com os pontos que mencionamos acima, parece que isso não vai acontecer. Portanto, na prática, a preocupação com o recente aumento da inflação parece que vai continuar, ou seja, a luz amarela para a condução da política monetária continua acesa de forma que o Banco central pode ficar sem espaço para baixar ainda mais os juros.

CONSEQUÊNCIA: Como o mercado sempre vai na frente, as taxas futuras de juros podem começar a precificar uma alta logo menos e isso pode impactar no dólar, ou seja, juros mais altos, câmbio mais baixo. Mas não se esqueçam que também pode afetar risco pais, e ser o contrario... Parafraseando o ilustre Guimarães Rosa, no clássico Grande Sertão, veredas: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Talvez apenas uma mera coincidência com o comportamento dos mercados financeiros, sobretudo, do dólar, não acham?

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais