Causa ou Consequência

Contra fluxos não há argumentos

CAUSA: Quando estávamos acreditando que o começo do fim da pandemia estava finalmente chegando, veio a guerra entre Rússia e Ucrânia. E, com ela, uma nova onda de volatilidade e incertezas para os mercados financeiros globais; preocupação com a recuperação econômica dos países (que já não estava lá muito bem); nova rodada de pressão inflacionária e, claro, mais aumento de juros por vir. Isso sem contar no tanto de vidas que já se perderam com os dois eventos. Chega a ser surreal! Mas quais têm sido os principais impactos desse conflito para o Brasil e, mais especificamente falando, para nossa moeda, que é o grande foco deste relatório?

CONSEQUÊNCIA: embora o real ainda esteja em um patamar bastante elevado, ao redor de US$/R$5,10 e, apesar de estarmos vivenciando um ambiente mundial bélico, nossa moeda tem desempenhado um comportamento melhor que as demais moedas emergentes recentemente. Temos sido beneficiados pelo aumento nos preços das commodities, já que somos exportadores de muitas delas e, além disso, a expectativa de mais inflação por aqui fez nossa curva de juros subir, atraindo investimentos para cá. E aí não há como negar, contra fluxos não há argumentos, o que é bom para nossa moeda. Mas calma lá, pois ainda é cedo para acreditarmos que esse movimento seja uma tendência. Vamos lembrar que tem muita água para rolar ainda neste ano, então podemos esperar mais volatilidade pela frente.

 

Veja na tabela abaixo quais são as tendências do Banco Ourinvest para algumas variáveis:

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais