Causa ou Consequência

PUBLICADO EM

23/2/2021

CAUSA: Para quem não conhece, biruta é aquele aparelho simpático que indica a direção e a intensidade dos ventos de superfície, auxiliando os profissionais da aeronáutica e da meteorologia. Poderíamos nós, economistas, ter um instrumento tão simples como esse para poder medir a direção dos mercados, não acham? Mas, infelizmente, as variáveis que movem os mercados são muitas e, na maioria das vezes, imprevisíveis e momentâneas. Exatamente o momento que estamos vivenciando, pois além da pandemia sem fim, o anúncio da troca do presidente da Petrobrás provocou grande mau humor nos mercados pela sinalização de que possa haver alguma intervenção do governo na empresa.

CONSEQUÊNCIA: Sabemos que imagem do Brasil já não é das melhores perante os investidores estrangeiros (que são os principais responsáveis pelo fluxo de capitais em nosso país) e a possibilidade de alteração na estatal prejudicou ainda mais. Resultado? Queda de mais de 4% na Bolsa e desvalorização do real, que encerrou o dia de ontem acima dos US$/R$5,4 e foi, mais uma vez, o patinho feio diante das demais moedas emergentes. É meus amigos... está difícil de acreditar que alguma brisa boa virá para mudar esse cenário. Em época de tempestade, não há biruta que adivinhe a direção do vento.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais