Blog

Banco Ourinvest oferece backoffice de serviços de câmbio para empresas

Clientes contratam CaaS (Câmbio as a Service) e garantem agilidade, segurança e redução de riscos nas operações.

Fazer transações com parceiros internacionais e em outras moedas exige alto grau de conhecimento. Além da questão do câmbio, essas operações incluem frentes como compliance, avaliação de risco e necessidade de agilidade. Por isso, cada vez mais empresas buscam ajuda de parceiros especializados para tocar essas operações.

Na avaliação de Leandro Carbone, CIO|CTO do Banco Ourinvest, a terceirização de serviços de câmbio se tornará uma das principais demandas de empresas que realizam negócios internacionais daqui por diante. Por isso, o banco operacionaliza todos os serviços e backoffice de câmbio para essas empresas, fornecendo uma solução completa.

“Nossos parceiros se beneficiam de mais de 40 anos de experiência de mercado e contam com processos robustos de compliance e risco, bem como com a agilidade necessária em termos de plataformas e sistemas para permitir operar todas as naturezas de câmbio”, diz Leandro.

Para ele, ao contratar o banco, os clientes percebem aumento de produtividade. “O parceiro pode focar totalmente no cliente. Nós cuidamos de toda a operacionalização, contando com um time de especialistas que ajudam na concepção e desenho do melhor modelo de negócio, até toda a integração sistêmica necessária. Seja por meio de marketplaces, aplicativos ou no uso direto das plataformas Ourinvest”, explica.

Atualmente, o banco conta com mais de 350 APIs, do inglês "Application Programming Interface", que são conjuntos de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseada na web.

“Isso permite ao Banco Ourinvest integrar seus produtos e serviços com sistemas de parceiros e ampliar a oferta de produtos para venda, bem como realizar o acompanhamento de todo o processo de operacionalização”, afirma o executivo.

Serviço para todos os tipos e portes de empresa

O CaaS pode ser aplicado em qualquer área de atuação ou tamanho de empresa como, por exemplo, para Digitais Influencers, Youtubers, Gamers, prestadores de serviços em geral ou grandes corporações que realizam operações de remessas internacionais.

“Atendemos a todos os segmentos de mercado. Qualquer pessoa ou instituição que necessite realizar importação ou exportação de um produto, realizar o envio ou recebimento de moedas estrangeiras é um cliente potencial”, diz Leandro.

Para se ter uma ideia, o Banco Ourinvest está entre os dez maiores bancos em números de operações de câmbio. Em 2019, fez mais de 180 mil operações com um crescimento anual de 50%.

Os serviços oferecidos pelo CaaS (Câmbio as a Service) variam desde o  recebimento de pagamentos do Google, via AdSense, passando por venda de moedas em espécie e transferências internacionais, até contratos de hedge.

Confira os detalhes de cada serviço a seguir:

  • Recebimento por Google AdSense: permite o recebimento de pagamentos do Google AdSense e o cliente não precisa ter conta no Banco Ourinvest, basta fazer um cadastro. O banco faz a conversão do câmbio e o valor fica disponível na hora. É ideal para Youtubers, Bloggers, Influenciadores, etc.
  • Venda de moedas em espécie: o Banco Ourinvest atende instituições financeiras que precisam comprar moedas em espécie para realizarem suas operações de câmbio. São mais de 30 moedas estrangeiras disponíveis e a instituição responde pelo abastecimento de mais de 25% desse mercado no Brasil. Ideal para bancos, corretoras e outras instituições financeiras.
  • Hedge cambial: instrumento para proteção contra as oscilações do câmbio pelo qual é possível fixar a cotação futura de uma moeda estrangeira. Há vários formatos de hedge para atender a necessidade de cada cliente. Ideal para quem vai realizar negócios no mercado internacional e quer reduzir o risco cambial.
  • Importação, Exportação e Remessas Financeiras: serviços de câmbio customizados para atender às necessidades de cada cliente. Especialistas do Banco Ourinvest entendem o tipo de operação do cliente e apresentam o melhor produto ou serviço de câmbio para a sua necessidade. Esses serviços vão desde o adiantamento de contratos de câmbio, até a antecipação do valor de uma exportação já contratada ou o financiamento para o importador que precisa de um prazo mais extenso. Ideal para importadores e exportadores.
  • Remittance: serviço dedicado às remessadoras de pagamentos. O banco oferece serviços de câmbio e soluções de pagamento para que empresas possam processar suas transações com o mercado internacional. As operações são realizadas em lotes com processamento imediato, permitindo que clientes das remessadoras façam envios ou recebam valores do exterior. Ideal para instituições financeiras e remessadoras de pagamento internacional.
  • Mass Payments: serviços para as facilitadoras de pagamentos. O banco oferece serviços de câmbio e soluções de pagamento para empresas que vendem produtos e serviços internacionais via internet e que são responsáveis por enviar os valores ao vendedor. Ideal para empresas de meios de pagamento ou facilitadoras e empresas de turismo (nacionais ou internacionais).
  • Transferências Internacionais: envio de valores para o exterior ou recebimento de recursos de contas estrangeiras. Essas operações devem seguir as regulamentações do Banco Central. Ideal para quem precisa mandar ou receber recursos do exterior com frequência.
  • Foco na digitalização: o Banco Ourinvest oferece transações em papel moeda, hedge cambial e atua fortemente em trade finance

As empresas interessadas nos serviços de câmbio podem contatar o banco por meio das centrais e dos canais de atendimento disponíveis no site da instituição.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

15/9/21

Blog

5 coisas que você deve saber sobre o IBAN

Ao tentar realizar transações internacionais é natural que você se depare com inúmeras siglas, que podem dar a impressão equivocada de qu...

Leia mais

9/9/21

Blog

7 podcasts sobre economia e negócios que você não pode perder

Mais de 35 milhões de brasileiros já são adeptos aos podcasts, segundo uma estimativa recente da Associação Brasileira de Podcasters...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais