PUBLICADO EM
4/12/2020
Clientes contratam CaaS (Câmbio as a Service) e garantem agilidade, segurança e redução de riscos nas operações.
Fazer transações com parceiros internacionais e em outras moedas exige alto grau de conhecimento. Além da questão do câmbio, essas operações incluem frentes como compliance, avaliação de risco e necessidade de agilidade. Por isso, cada vez mais empresas buscam ajuda de parceiros especializados para tocar essas operações.
Na avaliação de Leandro Carbone, CIO|CTO do Banco Ourinvest, a terceirização de serviços de câmbio se tornará uma das principais demandas de empresas que realizam negócios internacionais daqui por diante. Por isso, o banco operacionaliza todos os serviços e backoffice de câmbio para essas empresas, fornecendo uma solução completa.
“Nossos parceiros se beneficiam de mais de 40 anos de experiência de mercado e contam com processos robustos de compliance e risco, bem como com a agilidade necessária em termos de plataformas e sistemas para permitir operar todas as naturezas de câmbio”, diz Leandro.
Para ele, ao contratar o banco, os clientes percebem aumento de produtividade. “O parceiro pode focar totalmente no cliente. Nós cuidamos de toda a operacionalização, contando com um time de especialistas que ajudam na concepção e desenho do melhor modelo de negócio, até toda a integração sistêmica necessária. Seja por meio de marketplaces, aplicativos ou no uso direto das plataformas Ourinvest”, explica.
Atualmente, o banco conta com mais de 350 APIs, do inglês "Application Programming Interface", que são conjuntos de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseada na web.
“Isso permite ao Banco Ourinvest integrar seus produtos e serviços com sistemas de parceiros e ampliar a oferta de produtos para venda, bem como realizar o acompanhamento de todo o processo de operacionalização”, afirma o executivo.
O CaaS pode ser aplicado em qualquer área de atuação ou tamanho de empresa como, por exemplo, para Digitais Influencers, Youtubers, Gamers, prestadores de serviços em geral ou grandes corporações que realizam operações de remessas internacionais.
“Atendemos a todos os segmentos de mercado. Qualquer pessoa ou instituição que necessite realizar importação ou exportação de um produto, realizar o envio ou recebimento de moedas estrangeiras é um cliente potencial”, diz Leandro.
Para se ter uma ideia, o Banco Ourinvest está entre os dez maiores bancos em números de operações de câmbio. Em 2019, fez mais de 180 mil operações com um crescimento anual de 50%.
Os serviços oferecidos pelo CaaS (Câmbio as a Service) variam desde o recebimento de pagamentos do Google, via AdSense, passando por venda de moedas em espécie e transferências internacionais, até contratos de hedge.
Confira os detalhes de cada serviço a seguir:
As empresas interessadas nos serviços de câmbio podem contatar o banco por meio das centrais e dos canais de atendimento disponíveis no site da instituição.
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Economista
Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.
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Estrategista de Comex
Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.
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