Causa ou Consequência

Aversão Ao Risco 2 – Intervenção Pesada

CAUSA: Após o enrijecimento da novela/guerra comercial entre China e EUA, tivemos dados de China mais fracos que o esperado e inversão da curva dos rendimentos dos títulos de 2 e 10 anos do Tesouro (ou seja, o rendimento pago a investidores com aplicações no curto prazo (2 anos) fica mais alto que os pagos para posições de longo prazo (10 anos)). E esse movimento é, historicamente, um precedente de recessão. Aversão ao risco elevada a “x” potência.

Enquanto o Brasil se afogava nesse emaranhado internacional, a reação do BCB foi: intervenção. Assim, o BCB anunciou que, diante de tal movimentação, irá começar a vender dólares das reservas internacionais (montante que é visto como um "seguro" contra crises internacionais e ataques especulativos ao real, a ser usado em momentos de emergência).

Contudo, para evitar uma redução no volume de recursos disponível de reservas, o BC anunciou outras operações, além da venda de dólares: promoverá leilões de swap cambial reverso — um contrato que, ao ser negociado, gera um efeito equivalente à compra de dólares pelo BC no mercado futuro. Além disso, o BC fará leilões de swap cambial tradicional — venda de dólares no mercado futuro.

CONSEQUÊNCIA: Esse será o primeiro leilão à vista no mercado desde a crise de 2009. A ideia é que, aumentando a oferta da moeda americana no mercado, seja possível reduzir o seu valor e dar maior liquidez para empresas que precisam quitar suas dívidas no exterior em dólares. Até o momento já vimos uma reação da taxa de câmbio, que cai cerca de 1% no pregão de hoje.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais