Causa ou Consequência

Alerta Vermelho

CAUSA: Nossa última nota, enviada na sexta-feira (8/11), ainda é atual, com pequenos agravantes. O presidente Jair Bolsonaro anunciou oficialmente sua saída do partido PSL, pelo qual foi eleito, e pretende criar um novo partido, chamado Aliança pelo Brasil. Embora não seja uma novidade, pois já havia um desgaste dentro do PSL, o fato adiciona instabilidade política — o que não é bom.

Adicionalmente, nossos vizinhos latinos também mandam alertas de crise política! O Chile assistiu a uma greve geral em seu 26º dia de manifestação popular. O presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou ao cargo nesse fim de semana, mergulhando o país em caos e incertezas.

Fora a eterna dúvida sobre a evolução da guerra-novela entre China e EUA; a tensão política crescente em Hong Kong; e o início das audiências do processo de impeachment do presidente americano Donald Trump, na Câmara de Representantes do país. Tá bom pra você?

CONSEQUÊNCIA: Não à toa, as moedas de emergentes seguem em trajetória de desvalorização. Alerta vermelho aceso.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Gostou? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Obrigado! Entraremos em contato com você.
Ooops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

Conteúdos relacionados

5/7/22

Causa ou Consequência

Os riscos do Brasil

CAUSA: O Risco-Brasil, medido pelo Embi (índice que mede o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes), vem subindo desde o...

Leia mais

21/6/22

Causa ou Consequência

Risco Institucional

CAUSA: O aumento nas taxas de juros em escala global tem causado grande preocupação nos mercados, por conta do risco de recessão que...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais