Causa ou Consequência

Ainda nebuloso... O que está pegando?

CAUSA: Por um lado, EUA e China começam a ensaiar um acordo comercial, que será em fases. Verdade que já ouvimos essa conversa antes e que essa novela é cheia de altos e baixos. Mas há sinais de que “agora vai”, mesmo porque a China já está fazendo a parte dela de importar mais produtos norte-americanos; e os EUA, por sua vez, suspenderam o aumento de tarifas de produtos importados chineses. Isso deveria ser muito positivo para preços no mercado...

Mas, por outro lado, as projeções de crescimento econômico recém-divulgados pelo FMI sugerem que toda essa novela não deve passar em vão: o PIB mundial pode sofrer até -0,8pp no ano que vem. Além disso, seus números mostram que a China está em trajetória de desaceleração e, por consequência, os países emergentes também sofreram revisão para baixo das projeções de PIB.  

Ademais, internamente estamos muito abalados em termos políticos: queda de popularidade do Presidente, rixa da família Bolsonaro com parte do PSL, Congresso demandando benesses...

CONSEQUÊNCIA: Não há fluxo financeiro vindo para o Brasil, sobretudo dos gringos. Com isso, os preços dos ativos ficam dependendo do pequeno fluxo local. Assim, mesmo que a Bolsa de Valores alcance pontuações históricas, a taxa de câmbio não acompanha. É isso que está pegando no momento.

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

14/9/21

Causa ou Consequência

Indefinições e risco

CAUSA: No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país

Leia mais

24/8/21

Causa ou Consequência

Movidos pela emoção

CAUSA: A vacinação está avançando no Brasil, temos mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose e, ao que tudo indica, os resu...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais