Especial

20 passos para 2020

PUBLICADO EM

5/1/2020

Estamos chegando ao final de 2019, e uma nova década vem por aí. Como sempre, em todo final de ano, gostamos de fazer um balanço do que aconteceu em nossas vidas, olhar para as sementes que plantamos e ver como, e se, elas estão desenvolvendo. E por que não ter esse olhar também para a economia do nosso país? Plantamos boas sementes? Estamos cuidando para que elas cresçam saudáveis? Vamos conseguir colher frutos ou flores?

É verdade que tivemos alguns avanços esse ano. Aprovamos uma reforma da previdência dificílima, saímos de uma recessão econômica e estamos nos empenhando para voltar a crescer de forma consistente. Também estamos com inflação controlada e juros no menor patamar já visto na história do nosso país. Mas ainda há muito o que fazer. Por isso, decidimos criar uma lista com os 20 passos que, a nosso ver, são essenciais para o futuro próximo do nosso país. A lista de desejos e promessas ainda é grande. Será que vamos conseguir cumpri-las? Vamos ver...

  1. Reforma da previdência: sim, já aprovamos uma grande e fundamental parte dela, mas ainda há alguns pontos a serem tratados e ajustados.
  2. Reforma tributária: essa é a mais complicada de todas em nossa visão. Vai exigir muito trabalho e manobras políticas para que saia do papel.
  3. Reforma administrava: importantíssima para o melhor funcionamento da máquina pública.
  4. Solidificação do partido do Governo: Bolsonaro montou um novo partido e sua coordenação com os partidos já existentes será muito importante para o andamento das reformas acima.
  5. Paz no congresso: talvez um desejo mais utópico esse, não?
  6. Melhora na comunicação do governo: pensar antes de falar!
  7. Consolidação do crescimento econômico: precisamos voltar a crescer com mais consistência, com foco em investimentos.
  8. Avanços em infraestrutura: mais que fundamental. Ainda estamos muito atrasados nesse sentido.
  9. Redução nas barreiras do empreendimento: lembram do índice “doing business”, do nosso último especial? Estamos muito mal classificados. Precisamos reduzir as burocracias que dificultam o processo de empreendedorismo do nosso país.
  10. Seguir a reforma trabalhista: necessário adequarmos as formas de contratação. O mundo mudou, os trabalhos mudaram e ainda estamos muito atrasados nesse sentido.
  11. Aumento de linhas de crédito do BNDES: usado de forma parcimoniosa e consciente, ajuda muito nos avanços em infraestrutura.
  12. Manter a inflação controlada: importante para que a população volte a consumir.
  13. Juros baixos: vamos conseguir manter?
  14. Acordos comerciais: não somos nada sozinhos. Precisamos de nossos parceiros comerciais para manter nossa corrente de comércio saudável. “Everybody need somebody”.
  15. Investimento estrangeiro: somos emergentes e precisamos de recursos de fora. Para isso, o investidor precisa voltar a acreditar no país.
  16. Mais confiança: tanto dos empresários, quanto dos consumidores. O Brasil está carente de confiança.
  17. Diminuição dos gastos públicos: por isso, são tão importantes as reformas da previdência e a tributária. Necessário gastar menos.
  18. Redução da corrupção: estamos no caminho certo? Será?
  19. Trabalho, trabalho, trabalho: nada resiste ao trabalho duro.
  20. Educação: para nós, o principal e mais difícil passo de todos. No dia em que conseguirmos garantir equidade em nosso sistema de ensino, talvez a gente não precise se preocupar tanto com os passos citados acima. É uma esperança que jamais deixaremos de ter.

É meus amigos, não será fácil! Temos muito trabalho pela frente e a sensação de que ainda estamos longe de ver a casa arrumada por completo. Mas com a colaboração de todos e um pouquinho de sorte - que sempre é bem-vinda e necessária - é possível que a gente comece a ver um futuro melhor para o Brasil nesta nova década que se iniciará. Temos que acreditar, mas claro, sem deixar o trabalho falar mais alto sempre. Então, mãos à obra Brasil!!

Por fim, nosso time de economia e estratégia de câmbio e todo o Banco Ourinvest aproveitam para manter nossos pensamentos mais positivos nesse final de 2019, com a expectativa de que teremos um ótimo ano pela frente. E mais importante, que estaremos sempre à disposição, com as ferramentas apropriadas para ajudar nossos clientes em qualquer cenário. Boas festas e um excelente 2020 para todos nós!

No items found.

Siga o Banco Ourinvest

Logo LinkedinLogo FacebookLogo InstagramLogo TwitterLogo YoutubeLogo Spotify

Conteúdos relacionados

21/9/21

Especial

E se? Cenários para a taxa de câmbio

Em períodos de crise, então, as incertezas e adversidades são tantas, que o trajeto fica ainda mais tortuoso. Quando se trata...

Leia mais

19/8/21

Especial

Raio-X crédito; foco em empresas

A penetração do mercado de crédito ainda é relativamente baixa no Brasil. O crédito em relação ao PIB é 52% enquanto em países da América...

Leia mais

Categorias

Nossa equipe de economistas

Fernanda Consorte

Economista-chefe

Economia para todos é o lema da Fernanda. Com ampla experiência no mercado financeiro, conhecimento técnico apurado e linguagem simples, a autora contribui para a tomada de decisão de clientes e empresas que necessitem desse suporte.

Veja mais

Cristiane Quartaroli

Economista

Economista formada pela USP, com mais de 15 anos de experiência nas área de Economia e Finanças, com foco em análise macroeconômica, resultando em amplo conhecimento do mercado bancário.

Veja mais

Welber Barral

Estrategista de Comex

Mestre em relações internacionais (USFC), Doutor em direito internacional (USP) e pós-doutor em Direito do comércio internacional (Georgetown University), Barral foi secretário de Comércio Exterior do Brasil de 2007 a 2011. Atualmente é, também, diretor no Departamento de Comércio exterior da FIESP e conselheiro da Câmara de Comércio Americana.

Veja mais