Montanha-Russa e a Esperança

CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Montanha-Russa e a Esperança


CAUSA: Acredito que seja importante termos em mente que ainda estamos à mercê dos solavancos internacionais. Nesses dias, o fôlego dos mercados, sobretudo da taxa de câmbio, deu-se (1) pela esperança – aquela que, ao lado da fé, nos ajuda em momentos difíceis – de um avanço no pacto comercial entre EUA e China, dado que neste momento ocorrem reuniões em Pequim; e (2) os sinais de que Republicanos e Democratas chegarão a um consenso no final desta semana em relação a um orçamento para a construção das barreiras entre México e EUA (um muro mesmo. Alguém lembra de Berlim?); e, portanto, não continuarão com a paralisação bastante custosa do governo americano.

Localmente, ainda pairam questões/ruídos sobre a reforma da Previdência. Já adianto que essas questões se estenderão por meses e conversaremos “muuuuuito” sobre tal assunto. Esses ruídos também vão trazer volatilidade.

CONSEQUÊNCIA: Com o cenário nada róseo, a volatilidade será uma realidade a ser encarada. Mas ressalto: evoluções sobre reformas serão muito bem recebidas pelo mercado, e só com elas teremos uma taxa de câmbio abaixo dos US$/ R$ 3,70. Tenho esperanças.    


Caros amigos leitores, vocês que acompanham e gostam de nossos textos, convido-os para seguirem nossa página no instagram @bancoourinvest. Lá temos stories diários sobre o mercado. Vem! #economia #câmbio #finanças #brasil
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.
       
       

Logo Horizontal Dourado

“O Grupo Ourinvest trabalha a Abordagem da Inovação Responsável,
buscando aperfeiçoar a cada dia os conceitos que fizeram com que
o grupo se destacasse nas últimas quatro décadas.”

Banco Ourinvest S.A. - CNPJ nº 78.632.767/0001-20
Edifício Ourinvest | Av. Paulista, nº 1.728
Bela Vista CEP 01310-919 - São Paulo - SP

Telefone: (55 11)
4081-4444
Atendimento ao Deficiente Auditivo:(55 11) 3171-3003
Ouvidoria do Ourinvest:
0800-603-4444 | 0800-775-4000

Assessoria de Imprensa: imprensa@ourinvest.com.br

 

googleplay