Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
CAUSA OU CONSEQUÊNCIA? O OVO OU A GALINHA?
Em compasso de espera...



CAUSA: Não há novidades sobre o andamento da Reforma da Previdência: temos só a declaração do governo de que a reforma sairá rapidamente (temos fé!). O processo está em avaliação na CCJ (a leitura da proposta, agendada para esta tarde), o primeiro passo entre vários.

Adicionalmente, ressalto que o FMI acaba de revisar a expectativa de PIB brasileiro de 2019 para baixo (2,1% ante 2,5%) devido problemas fiscais e frustração com recuperação econômica. Percebam a necessidade da aprovação da Reforma da Previdência! Meu chute: aprovação acontece entre novembro/dezembro, mas acontece.

Enquanto isso, esperamos também evolução mais concreta do acordo entre EUA e China e sobre o tema Brexit — esses dois temas estão mais para uma novela com incontáveis capítulos...


CONSEQUÊNCIA: O mercado está em compasso de espera, e por isso os ativos devem ficar “de lado”, nem muito para cima, nem muito para baixo. Mas podem anotar: teremos mais volatilidade à frente.


Caros amigos leitores, vocês que acompanham e gostam de nossos textos, convido-os para seguirem nossa página no instagram @bancoourinvest. Lá temos stories diários sobre o mercado. Vem! #economia #câmbio #finanças #brasil
Fernanda Consorte
Estrategista de Câmbio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nota da Autora

Talvez existam pessoas que tenham o heroísmo (ou a cara de pau?) de fazer projeções com forte grau de convicção para a taxa de câmbio brasileira. Eu, economista de formação, com mais de 10 anos andando nesse mercado de inconstâncias, prefiro dizer que sou capaz de dar opiniões, quiçá direções para essa variável. Humildade posta, eventualmente tomarei a frente para dar opiniões sobre fatos que podem gerar consequências no mercado, tentando desvendar quem vem primeiro: o ovo ou a galinha.